Quem vê essa pickup não imagina o problema que viria junto com ela. O chassis foi fabricado em outra empresa especializada e quando o carro foi para a funilaria e a cabine foi finalmente montada no chassis, percebeu-se que a roda estava “adiantada” no pára-lamas, ou seja, estava mais pra frente em relação ao centro do pára-lamas. A solução que o funileiro adotou foi deslocar a cabine e todo o resto uns 150 mm para frente, centralizando assim – como pode ser visto na foto – a roda…
Acontece que com esse deslocamento, os suportes do motor e transmissão vão ter que ser modificados , pois agora as tampas de válvulas se colidem com a parede de fogo e é essa modificação que será mostrada aqui.
O motor teve que ser deslocado mais pra frente, só que fazendo isso o cárter começava a se chocar com a caixa de direção. Veja na foto como o cárter se aproximou da tubulação da caixa…
A solução foi trazer o conjunto motor e cambio mais pra frente e, ao mesmo tempo, subir para livrar a caixa de direção. O resultado foi esse:
O motor ficou bem mais para frente e para o alto, mas agora as tampas de válvulas ficaram longe da parede de fogo:
Consequentemente a transmissão invadiu a cabine da pickup e o assoalho receberá uma pequena tampa abalroada, em formato de “túnel”, coisa que não havia na cabine original.
Agora que a mecânica está reposicionada corretamente, bem centralizada e no ângulo correto, os novos suportes do motor e transmissão terão que ser fabricados e é isso que vou tentar mostrar aqui…
Hoje, 4 de Julho, os novos suportes foram criados:
Como o motor foi reposicionado mais à frente, fabricamos uma chapa maior e aparafusamos no bloco, na posição original dos coxins. Por ser maior, uma das extremidades da chapa ficou alinhada com o suporte “U” já existente no chassis:
Feito isso, medi o comprimento necessário para cortar novos tubos, um para o lado do passageiro e outro do motorista. Você viu na foto mais acima que os formatos ficaram bem diferentes. Veja um dos novos tubos ponteado de solda no local:
E aqui o suporte finalizado, soldado por completo:
Nesta outra foto o mesmo suporte já instalado na pickup:
E, por fim, o motor já instalado em seu habitáculo sobre os novos suportes fabricados:
Próximo desafio, modificar a travessa da transmissão…
Hoje, 05/07/2017, iniciamos e finalizamos a fabricação da travessa da transmissão…
Nós reaproveitamos uma parte da travessa que estava soldada no carro e iniciamos a engenharia…
Ao contrário da outra, esta será aparafusada nas longarinas. Isso facilita e muito as manutenções onde a transmissão tenha que ser removida. Veja nesta outra foto a fabricação de uma das laterais da travessa…
Criamos um par destas peças que serão aparafusadas nas longarinas funcionando como suporte para o tubo que já está afixado na transmissão. Veja a foto:
Logo após o “mock-up” a travessa já começou a ser desenhada…
Engraçado que ficou parecido com um remo rsrsrs. Após algumas soldas a travessa já está 80% pronta:
Veja como ficou instalada no chassis:
Agora faltam só alguns detalhes de fabricação e acabamentos…
Veja o resultado final:
Acima as peças já estão prontas para a pintura eletrostática que será em preto semi-brilho. Vou postar depois o resultado final destas peças. 3 dias completos de serviço para se chegar a estas peças que resolveram todo o problema de mau posicionamento da mecânica na pickup…
Hoje, 11/07/2017, as peças fabricadas voltaram da pintura epóxy…
Agora a instalação das peças fabricadas na pickup já dão ideia de como ficarão quando tudo for finalizado…
Agora sim o processo de realocação da cabine está finalizado.
Valeu!