Freio à Disco: Upgrade Top à BAIXO CUSTO!

Quem possui carro com rodas na furação 5×114 – Maverick, Opala, etc – vai poder fazer um upgrade nos freios gastando pouco e sem ter muito trabalho. Nesse exemplo utilizamos a manga de eixo de um Opala para ilustrar.

Veja esta foto:

Na foto você pode ver a manga de eixo, cubo, rolamentos e retentor do Opala. Este cubo é dos Opalas antigos, aquele onde o disco é aparafusado nele. Os mais modernos possuem o disco conjugado ao cubo, ou seja, você poderá transformar, através de usinagens, o disco dos Opalas mais modernos em cubos para essa nossa adaptação. veja também nessa foto que há um suporte “fabricado” para acoplar a pinça de freio à manga de eixo. Essa é a peça que vai exigir um pouco de sua criatividade na hora de projetar…

Do lado direito você visualiza a pinça escolhida (Willwood Part Number 120-10525-RD) e também o disco de freio que permite que tudo isso seja possível.

Trata-se do disco da Fremax código BD9197 que custa em média R$ 500,00. A principal atração nesta peça é que a furação também é 5×114, daí é que vem a facilidade na adaptação. Mesmo que a furação das suas rodas não seja 5×114, estes discos possuem uma área bem ampla onde outras furações poderão ser feitas. Vale a pena tentar!

Veja que a espessura do disco vai definir também a pinça de freio a ser utilizada:

Na imagem está gravada a espessura mínima que o disco deve ter. Abaixo disso deverá ser trocado. A espessura do disco novo é de 28mm, ou seja, a pinça de freio escolhida deverá comportar esta medida. O diâmetro externo da peça é de 345mm, ou seja, será necessário a utilização de rodas maiores no carro para acomodar o disco e a pinça selecionada. Acho que no mínimo uma roda aro 16 será necessária.

Veja os componentes do Opala agora separados:

Essa é a manga de eixo do Opala
Rolamentos e retentores que vão no cubo
Cubo do Opala

Esse aro de nylon é o centralizador da roda no cubo e deve ser utilizado em todos os casos.

Agora que você já conhece todos os componentes utilizados nesta adaptação, veja o vídeo da montagem do sistema completo e mão à obra!

Vídeo da montagem do sistema

É isso aí, espero que tenha gostado desta sacada de adaptação e coloque em prática em breve.

Valeu!

Luciano Miozzo

Luciano Miozzo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *